1. Então tá bom - acabei de falar com a minha cunhada, que tem um scanner muito bom, e assim que eu terminar a série que eu estou fazendo, ela irá escanear e eu te mando :) Na verdade, o meu sonho mais maluco seria viver só de artes - artes plásticas e música :) Como é impossível viver disso aqui, enquanto permaneço, tenho que percorrer outros caminhos eheheh
2. De literatura paraense/regional, tem a Eneida de Moraes, que é a mais famosa de nossas escritoras. Ela tem alguns romances, mas a maioria são crônicas e contos da época que eloa viveu aqui, nos 30 e 40, antes de ir pro Rio e virar comunista :) Apesar da visão às vezes ingênua da cidade e da cultura paraense, típico de quem deixou a terra e passou décadas sem voltar, os escritos dela são muito bons, valem a pena uma leitura. E quanto ao Neil Gaiman... Ele não tem nada a ver com isso, ehhee.. Ele é um escritor inglês jovem, começou escrevendo "Sandman", uma série de quadrinhos adultos, no fim dos anos 80. Ele tem vários livros publicados e premiados, e eu acabei de ler "American Gods", que, eu acho, foi lançado no ano passado. Dentre todos esses ficcionistas contemporâneos, enquanto todo mundo incensa o Nick Hornby e afins, na minha opinião, ninguém é melhor que o Neil Gaiman. Ele tem uma cultura, domínio do que escreve e uma imaginação incríveis, se você puder ler "American Gods" ou qualquer dos livros dele, leia, acho que vc vai gostar :)
Bom, tem vários... Um dos mais produtivos e conhecidos na região é o Salomão Laredo, mas nunca li nada dele.. Em geral, as pessoas elogiam bastante. Tem o João Carlos Pereira, que é um cronista excelente - me parece que ele já tem livro com as crônicas dele reunidas, vou me informar melhor a respeito. Dos ainda vivos, os que leio mais são poetas. Tem o Max Martins, que embora eu não goste muito do trabalho dele em geral (talvez mais porque me lembra vestibular, já que alguns poemas dele aqui sao leitura obrigatória :) ), é considerado o maior poeta paraense vivo. O estilo dele é concretista, se não me engano. E tem o João de Jesus Paes Loureiro, que embora já tenha seus sessenta e poucos anos, tem um trabalho em poesia muito interessante e moderno - o último livro dele foi uma parceria com uma bailarina paraense, ele criou os poemas inspirado nas coreografias e publicou em um livro, junto com fotos dela. E tem o Paulo Plínio, que foi um poeta incrível (se não me engano, morreu faz pouco tempo), e ainda é considerado o melhor tradutor pra português dos poemas do Rilke.
Ah, me lembrei de vc: acabaram de lançar aqui, acho que o mais recente livro da Margaret Atwood, "Oryx e Crake", achei a resenha interessante, vc já leu? :)
no subject
2. De literatura paraense/regional, tem a Eneida de Moraes, que é a mais famosa de nossas escritoras. Ela tem alguns romances, mas a maioria são crônicas e contos da época que eloa viveu aqui, nos 30 e 40, antes de ir pro Rio e virar comunista :) Apesar da visão às vezes ingênua da cidade e da cultura paraense, típico de quem deixou a terra e passou décadas sem voltar, os escritos dela são muito bons, valem a pena uma leitura.
E quanto ao Neil Gaiman... Ele não tem nada a ver com isso, ehhee.. Ele é um escritor inglês jovem, começou escrevendo "Sandman", uma série de quadrinhos adultos, no fim dos anos 80. Ele tem vários livros publicados e premiados, e eu acabei de ler "American Gods", que, eu acho, foi lançado no ano passado. Dentre todos esses ficcionistas contemporâneos, enquanto todo mundo incensa o Nick Hornby e afins, na minha opinião, ninguém é melhor que o Neil Gaiman. Ele tem uma cultura, domínio do que escreve e uma imaginação incríveis, se você puder ler "American Gods" ou qualquer dos livros dele, leia, acho que vc vai gostar :)
no subject
no subject
Ah, me lembrei de vc: acabaram de lançar aqui, acho que o mais recente livro da Margaret Atwood, "Oryx e Crake", achei a resenha interessante, vc já leu? :)
no subject
:)