Fim da Picada
Mar. 22nd, 2014 09:17 pm
My rating: 2 of 5 stars
Cinco amigos. Rio de Janeiro, Século 20. Mulheres, bebidas, drogas, casamentos, divórcios, mortes, enterros. Fim. Uma piadinha aqui, outra ali, quase que Os Normais. Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. E as mulheres que eles maltrataram, ou que lhes levaram à loucura. As mulheres que sobreviveram também. E o Padre Graça, sempre ali no funeral de cada um, tentando achar uma palavra boa entre tanta melancolia.
Fim é um romance curto, rapidinho de ler, o primeiro de Fernanda Torres. É um romance que levanta a questão: porquê Torres resolveu focar nesses cinco homens? O leitor não leva muito embora consigo depois da última página.
Esses casos familiares lembram um pouco as estórias de Rubem Fonseca, embora sejam menos impactantes. São cinco protagonistas cariocas que você não gostaria de dividir uma cerveja, nem mesmo um cafézinho. A conversa com eles é sempre a mesma coisa: não importa se você gosta de Bossa Nova, se malha todo dia na praia, se é um marido fiel, se segue todas as suas paixões, o Fim chega eventualmente e ele é SEMPRE feio.
(Com apenas uma exceção - um tipo de surpresa que Torres reserva para o final...)
View all my reviews